Queda de pestanas – causas e remédios
Porque é que as pestanas caem? Na verdade, a lista de razões é bastante longa. As mais comuns são um cuidado impróprio, pelo que a utilização de cosméticos impróprios ou a realização de tratamentos invasivos pode deteriorar o estado das pestanas. Porque é que as pestanas caem e quais as soluções? O que é mais eficaz: óleo de rícino ou sérum para pestanas?
Porque é que as pestanas caem?
As causas mais comuns são:
- inflamação das margens das pálpebras, conjuntiva e folículos capilares,
- doenças oculares,
- cirurgia ocular,
- alergia a cosméticos ou lentes de contacto,
- insuficiência tiroideia,
- alopecia areata,
- demodicose (doença parasitária),
- desequilíbrio hormonal (por exemplo, na menopausa),
- quimioterapia,
- toma de determinados medicamentos,
- deficiências vitamínicas graves,
- utilização de cosméticos selecionados indevidamente,
- alguns tratamentos de beleza,
- radicais livres (causados por cigarros, poluição ambiental, etc.),
- fatores externos (geada, sol, vento, mudanças súbitas de temperatura, etc.),
- maus hábitos (por exemplo, não remover maquilhagem antes de dormir).
Geralmente, a queda de pestanas é um fenómeno natural, desde que não caiam mais do que três pestanas por dia. Se as pestanas caírem literalmente pela cara fora, procure aconselhamento médico. A queda excessiva de pestanas pode ser um sintoma de uma doença grave, mas pode indicar outras causas, como:
1. Utilização de cosméticos impróprios
A utilização de cosméticos difíceis de remover, especialmente máscaras resistentes à agua, pode deteriorar significativamente a condição das pestanas. Porquê? Porque são difíceis de remover se não esfregarmos intensamente os olhos.
2. Tratamentos faciais
Os tratamentos invasivos, como extensões de pestanas, são outra razão pela qual as pestanas caem. Acontece maioritariamente quando estes tratamentos são realizados com demasiada frequência ou de maneira incorreta. Para reduzir o risco, é importante dar tempo para as pestanas regenerarem.
A utilização regular de um revirador de pestanas também pode fragilizar as pestanas e provocar a sua queda. Por esta razão, deve utilizar este acessório com cuidado e nunca após a aplicação de máscara.
3. Agentes atmosféricos
Clima desfavorável, especialmente geada, sol, vento e mudanças súbitas de temperatura, também podem ter um efeito destrutivo para as pestanas. Para evitar essa situação, hidrate-as regularmente. Utilize um sérum para pestanas ou um batom hidratante. Sempre que comprar um cosmético novo, teste-o antes da primeira utilização.
Queda de pestanas – remédios
Algumas mulheres acreditam que aparar as pestanas fará com que cresçam mais longas e espessas. Infelizmente, o comprimento e a cor das pestanas são características geneticamente determinadas, pelo que não temos qualquer influência sobre elas.
– Óleo de rícino
O óleo de rícino é uma maneira antiga e recomendada de melhorar o estado das pestanas. Por que é eficaz? Principalmente devido às suas propriedades intensamente hidratantes. Por esta razão, é boa ideia aplicá-lo todas as noites nas pestanas depois de remover a maquilhagem. O óleo de rícino pode ser aplicado com uma escova especial para pestanas ou com um aplicador de máscara limpo (primiero deve lavá-lo com água com sabão e depois secá-lo). O estado das pestanas deve melhorar passadas algumas semanas de tratamento.
– Sérum para pestanas e sobrancelhas
As fórmulas já preparadas que melhoram o crescimento e regeneram costumam apresentar a consistência de um gel, pelo que a aplicação é simples. São recomendadas para mulheres que usam extensões de pestanas ou que foram submetidas a tratamentos de quimioterapia. Estes produtos estão disponíveis em farmácias ou supermercados. Os produtos que adquire nas farmácias costumam ser mais seguros e não contêm ingredientes que irritam os olhos e a pele em redor. A composição é o aspeto mais importante dos séruns – melhor ainda se for rica em extratos de pepino, romã ou sementes de abóbora, chá verde, vitaminas A e B12.
– Batom hidratante (!)
Nem todas as pessoas sabem que um batom hidratante simples pode ser utilizado também nas pestanas. Os melhores são os batons incolores e inodoros. Tanto a forma como o método de aplicação são irrelevantes, pode utilizar o dedo, um disco de algodão ou um aplicador de máscara limpo. O batom hidrata e confere brilho às pestanas, melhorando a sua condição e aparência.
– Desmaquilhante delicado
Na verdade, devemos começar por aqui. Uma remoção de maquilhagem realizada com perícia deve reduzir, em certa medida, o problema da queda excessiva de pestanas. A regra mais importante para remover a maquilhagem de olhos é: nunca esfregue os olhos com o disco de algodão. Em vez disso, deite um pouco de produto desmaquilhante no disco e pressione delicadamente o olho. Passado um tempo, a máscara dissolve-se e pode removê-la. Este processo será mais eficiente se usarmos o desmaquilhante certo. Mas qual? Um desmaquilhante oleoso. A melhor opção são os desmaquilhantes bifásicos.
Deixe uma resposta