O que nos prejudica e o que nos ajuda? Máscara e os seus componentes
A máscara é um produto de beleza utilizado pela grande maioria das mulheres em todo o mundo. Algumas utilizam este cosmético colorido para aumentar o volume das pestanas, outras para aumentar o seu comprimento, ou para as revirar. Uma vez que este produto fica em contacto próximo com os olhos, se não for adequado ou não for devidamente aplicado, o mesmo pode danificar a visão. Este perigo aplica-se maioritariamente às mulheres que não removem a maquilhagem antes de dormir ou que a removem com imprecisão. Por esse motivo, é fundamental escolher a máscara certa. Deve ser escolhida cuidadosamente e a sua utilização deve ser interrompida quando ocorrerem reações adversas. Que ingredientes condicionadores e tóxicos pode conter uma máscara típica? Qual a alternativa às máscaras?
Máscara – os ingredientes mais comuns
Na maioria dos casos, as máscaras contêm ceras de origem vegetal como cera de Carnaúba ou cera de abelha. Estes ingredientes melhoram a fixação da máscara. Além disso, a utilização de ceras contribui para o aumento do volume das pestanas. A composição de uma máscara típica é também enriquecida com óleos não refinados como óleo de girassol ou óleo de rícino que nutrem as pestanas, estimulando, ao mesmo tempo, o seu crescimento. A lista de ingredientes da máscara também contém silicones, pois facilitam consideravelmente a aplicação do cosmético. Por outro lado, as preparações que contêm silicones requerem uma remoção mais precisa da maquilhagem. Sendo produtos comedogénicos, obstruem os poros, podendo causar acne. No que toca aos polímeros, estes alongam as pestanas aumentando a sua elasticidade e criando uma camada fina em cada uma delas.
Máscara – ingredientes potencialmente tóxicos
Algumas mulheres queixam-se constantemente de ter os olhos lacrimejantes e com prurido, recções que costumam ser provocadas pela máscara. Quando está fora da validade ou é aplicada indevidamente, por vezes a sua composição desencadeia este tipo de reações adversas nos olhos. Nos dois primeiros casos, as bactérias que se multiplicam na máscara através da sua utilização podem causar infeções. Outra razão para ter os olhos lacrimejantes e com prurido é a composição duvidosa da máscara. Estes são os ingredientes tóxicos que deve evitar:
– Parabenos
Embora sejam conservantes eficazes, não são prejudiciais. Os parabenos são utilizados em cosméticos para evitar o acúmulo de bactérias, especialmente em máscaras. Uma vez que a embalagem deste tipo de produto é muito conveniente para o desenvolvimento de micróbios, os parabenos desempenham um papel importante na composição deste produto. Ao mesmo tempo, é importante perceber que uma concentração demasiado grande de parabenos pode perturbar a ação das hormonas, podendo desenvolver cancro.
– Alumínio em pó
Esta substância tem a função de atribuir aos produtos uma cor em particular. A aplicação de cosméticos à base de alumínio em pó pode danificar o sistema nervoso: primeiro, o alumínio obstrui os poros da pele e, em seguida, penetra na pele irritando sistema imunológico. Além de ser utilizado em máscaras, este ingrediente é também adicionado a antitranspirantes.
– Acetato de retinilo
Este ingrediente é um derivado da vitamina A que tem uma influência destrutiva nas células, promovendo mutações. Por essa razão, os médicos desaconselham a utilização de cosméticos que possuem acetato de retinilo, e isso aplica-se principalmente às mulheres grávidas.
– Propilenoglicol
Trata-se de um solvente que constitui a base para outras substâncias usadas para criar um cosmético em particular. Costuma desencadear reações ale´rgicas, como prurido na pele na zona dos olhos. O propilenoglicol está presente em muitos cosméticos e produtos sanitários, como pastas de dentes, elixires bucais e, claro, em máscaras.
Máscara – ingredientes condicionadores
Muitas mulheres não são capazes de sair de casa sem usar máscara. Umas pestanas desprovidas de volume fazem mesmo com que o rosto pareça fatigado e pouco realçado. Uma máscara de qualidade não só confere uma cor intensa às pestanas, como também as revira e aumenta o seu volume. Também existem máscaras que melhoram a aparência e a condição das pestanas, além de exibirem ação semelhante a um condicionador/sérum. Estas máscaras contêm:
– Óleo de argão
O óleo de argão é obtido das nozes da Argania Spinosa e é frequentemente adicionado a cosméticos para pestanas e cabelo. A aplicação regular de máscara com óleo de argão reforça os bulbos das pestanas, traduzindo-se no combate ao problema da queda de pestanas. Desta forma, a crença de que a utilização de máscara contribui para o enfraquecimento das pestanas cai por terra. Além disso, o óleo de argão contém vitamina E, um antioxidante muito apreciado com propriedades regeneradoras. A vitamina E hidrata e nutre as fibras das pestanas e protege o pelo contra a influência destrutiva dos agressores externos. É boa ideia aplicar máscaras contendo óleo de argão, especialmente para fortificar as pestanas fracas e finas.
– Óleo de camélia
O óleo de camélia é extraído das sementes da árvore chinesa do chá verde e utilizado no fabrico de cosméticos de cuidado das unhas, cabelo e pele. Quando adicionado a uma máscara, este ingrediente assume a função de principal ingrediente regenerador. Contém ácido oleico, ácidos ómega 3 e 6 que reforçam as pestanas desde o interior e, consequentemente, nutrem as pestanas. Desta forma, todas as pestanas finas e fracas restauram a sua vitalidade e ficam volumosas. Além de ácidos gordos, o óleo de camélia contém substâncias minerais, como cálcio, potássio e fósforo, bem como vitamina E. Todos estes componentes são fundamentais para as pestanas.
– Seda para pestanas
Devido às suas qualidades hidratantes, a seda costuma ser utilizada como ingrediente de condicionadores e máscaras capilares. A estrutura química das proteínas presentes na seda, particularmente a sericina e a fibroína, é semelhante à estrutura química naturalmente presente na pele e no cabelo. Ainda é raro encontrar-se seda nos produtos de condicionamento das pestanas, mas a sua qualidade continua a aumentar. Como funciona? Primeiro, fornece proteínas naturais que constituem as pestanas, traduzindo-se numas pestanas fortalecidas que se tornam, consequentemente, mais espessas e deixam de cair. A sericina apresenta fortes qualidades de retenção de humidade, hidratando adequadamente as pestanas. A fibroína, por sua vez, cria uma película fina em cada pestana que as protege contra a ação prejudicial dos agressores externos.
Máscara – alguma alternativa?
As mulheres que reagem adversamente à maioria das máscaras vendidas nas grandes superfícies podem fazer uma máscara caseira. Para preparar este cosmético, irá precisar de:
- gema de ovo
- comprimidos de carvão ativado
- óleo de lavanda
Esmague os comprimidos de carvão ativado até obter um pó. Em seguida, misture com a gema de ovo e uma gota de óleo de lavanda. Despeje a mistura num tubo de máscara usado. É típico as máscaras caseiras formarem espuma, por isso recorra à ajuda de um palito.
A sua máscara caseira pode ser usada com segurança durante 3-4 semanas. A sua data de validade é determinada pela gema de ovo.
Deixe uma resposta