Gosta de extensões de pestanas? Cuidado com os ácaros das pestanas!
O que são Demodex (ácaros das pestanas)? São seres microscópicos cuja presença é prejudicial. São intrusos. Parasitas microscópicos que, infelizmente, invadem rapidamente a área da pele dos olhos, especialmente quando visitamos regularmente o salão de beleza. Costuma alongar as pestanas com regularidade? Os ácaros das pestanas podem tornar-se os seus pequenos ocupantes. Muitas mulheres nem sequer sabem que estes minúsculos vermes já podem encontrar-se alojados nos olhos ou nas pestanas. O que fazer para se livrar deles? O que revela a sua presença? Por que e quando aparecem os ácaros das pestanas?
O que são ácaros de pestanas?
As fontes escritas descrevem-nos como aracnídeos que escolhem os folículos pilosos de mamíferos e as glândulas sebáceas como o seu ecossistema natural. Sentem-se bem a ocupar organismos humanos e animais – estes pequenos ácaros (um animal em forma de charuto com 0,15 mm a 0,3 mm) não precisam de uma área peluda generalizada para lá se alojaram confortavelmente. O Demodex humano ataca maioritariamente a cabeça (cabelo) e o rosto. Alojam-se facilmente nas pestanas, mas podemos encontrá-los em todo o rosto, por exemplo na dobra nasolabial. Além disso, estes ácaros penetram nos folículos pilosos (bulbos capilares) e nas glândulas sebácias para se alimentarem de lípidos e sebo.
É aí que o Demodex inicia a sua invasão: põe ovos e as larvas crescem no prazo de um mês, transformando-se em ácaros de pestanas totalmente desenvolvidos prontos para se multiplicarem.
Como ficamos infestadas com Demodex? Atenção aos salões de beleza!
A infestação pode ocorrer depois de estar em contacto direito com um portador, tocar nos mesmos acessórios de um portadore, incluindo objetos pessoais, roupa, pentes e até cosméticos (p. ex.: amostras/testes de máscaras). O aumento do risco de infeção ocorre principalmente quando se recorre aos serviços de esteticistas e cabeleireiros. Por vezes, até um salão de beleza aparentemente higiénico e de primeira classe é uma incubadora de pequenos parasitas. Os acessórios utilizados para aplicar extensões postiças, bem como todos os tipos de pinças e os próprios pelos sintéticos, podem estar cobertos com ovos de Demodex. Também vale a pena perceber que, como as pestanas postiças não podem ser expostas à água, estas geralmente não estão suficientemente limpas. Consequentemente, as extensões postiças permanecem sujas e acumulam rapidamente vários tipos de bactérias e toxinas. Assim, o risco de transmição do Demodex das nossas mãos para as pestanas é muito elevado. Como é fácil perceber, os ácaros encontram nas pestanas postiças e espessas, que não são limpas nem humedecidas regularmente, o ambiente perfeito para viver e se multiplicar.
Ácaros de pestanas – Quais os perigos para a saúde?
Infelizmente, o organismo humano é acolhedor para os ácaros das pestanas. Além disso, pertencem ao grupo de parasitas que são muito difíceis de detetar. É necessário realizar testes oftalmológicos especiais para os detetar. Para piorar ainda mais as coisas, a presença de Demodex no nosso organismo permanece desconhecida até a sua infestação alcançar o seu ponto mais elevado e alguns sintomas levantarem suspeitas.
Estes pequenos parasitas são responsáveis por causar uma condição chamada demodicose. É uma condição bastante comum. Muitos adultos são portadores de Demodex. No entanto, devido aos sintomas reduzidos, a demodicose é frequentemente confundida com doenças da pele e dos olhos, além de reações alérgicas.
Quando infestam o couro cabeludo, estes ácaros podem originar queda de cabelo incontrolada e peladas (alopecia areata). No que toca à presença destes ácaros nos cantos das pálpebras, a sua presença indesejada pode resultar no desenvolvimento de uma condição conhecida como olhos vermelhos (conjuntivite).
Quais os sintomas da demodicose?
Os sintomas mais comuns da demodicose são:
- vermelhidão da pele, pálpebra ou olho
- descamação da pele
- eczema e manchas
- prurido e picadas
É importante perceber que os ácaros das sobrancelhas são frequentemente a causa de pontos negros e acne. Já que este tipo de pele produz muito sebo, o Demodex tende a aparecer em pele oleosa e com tendência a ganhar acne. Basicamente, os parasitas acompanham o acne, a inflamação nos cantos da boca (quelite angular), seborreia (dermatite seborreica) e outras condições semelhantes. A presença destes ácaros pioram os sintomas destas doenças.
Quando o parasita vive na zona dos olhos, este costuma inflamar as extremidades das pálpebras (blefarite), síndrome do olhos seco e vários tipos de reações alérgicas. Neste caso, é possível observar os seguintes sintomas:
- prurido e picadas intensos
- vermelhidão e pálpebras inchadas
- alargamento dos vasos sanguíneos
- enfraquecimento dos bulbos capilares e queda de pestanas
- olhos secos, que causam frequentemente sensação arenosa
- cutículas nas extremidades das pálpebras
- vários tipos de depósitos envolvendo a base das pestanas
- descoloração das pestanas
- fragilidade das pestanas
- superinfeção bacteriana e infeções oculares frequentes
Como detetar a presença de ácaros das pestanas e demodicose? – Testes
A melhor maneira de detetar a presença de ácaros consiste em visitar um especialista e realizar testes laboratoriais detalhados. Para tal, o especialista raspa as lesões (por exemplo, as cutículas minúsculas que aparecem nas pálpebras). Também pode levar algumas pestanas e sobrancelhas a um laboratório. A amostra é enviada para um laboratório de microbiologia. Naturalmente, não precisa de ter uma referência para executar esses testes.
O mais importante é que não aplique creme, pó, base ou máscara nas pestanas no dia do teste. Também não pode usar cosméticos de limpeza. Caso contrário, os resultados do teste porderão não ser confiáveis.
Como tratar a demodicose?
É possível remover completamente os ácaros das pestanas do corpo humano?
Felizmente, é possível mas é muito complicado.
São resistentes e costumam voltar a aparecer, pois são transmitidos com facilidade e de maneira incontrolável. Pode demorar algumas semanas a tratar da demodicose. Considerando todos estes aspetos, para ficar longe dos ácaros das pestanas, vale a pena abordar os procedimentos de extensões postiças com cautela. Além disso, faça os possíveis para comprar apenas os produtos de maquilhagem para olhos que são originalmente embalados com celofane. Evite embalagens que possam ser facilmente abertas na loja para evitar a aplicação de um produto que já tenha sido usado por outra pessoa.
Deixe uma resposta